Palestra de abertura: Policrise e polioportunidades:

jabutis, clima e transformação energética

A cerimônia que marca o início do 14º Workshop PSR/ CanalEnergia, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro (RJ), teve como palestra de abertura o tema central do evento ‘Policrise e Polioportunidades – jabutis, clima e transformação energética’, realizada pelo fundador da PSR, Mario Veiga.

Durante o seu discurso, Veiga destacou que o encontro “traz o que há de mais moderno e contundente no universo acadêmico e nas empresas no mundo, com exemplos práticos, análises e discussões sobre temas técnicos relevantes do setor elétrico, relacionados às tendências do mercado nos próximos anos, nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica”.

Luiz Barroso, CEO da PSR, ressaltou o elevado padrão de qualidade do evento e agradeceu os participantes, cuja aderência foi aproximadamente 25% maior que no ano passado, com cerca de 300 pessoas.

Em seguida, Veiga traçou um panorama sobre as oportunidades e desafios para a transição energética e o impacto das mudanças climáticas, destacando o protagonismo do Brasil dentro deste cenário. “Temos abundância de recursos, aliada a capacidade de eletrificação e combustíveis. Precisamos ajustar o planejamento e cuidadosos com os nossos compromissos”

O executivo também destacou os principais entraves globais que podem reduzir as oportunidades no país, como a crise da União Europeia diante da qualidade dos produtos chineses, os movimentos de extrema direita, contrários à transição energética, e a migração de empresas para os EUA por conta dos incentivos do IRA.

Assessoria de Imprensa Oficial

InPress Porter Novelli